Durante o Crepúsculo Matutino e Vespertino
Mercúrio, o primeiro Planeta do Sistema Solar, leva menos que 3 meses para dar uma volta ao redor do Sol. Retrograda 3 vezes ao ano e tem um período Sinódico de 116 dias. Após formar sua conjunção ao Sol (conjunção superior quando direto, ou inferior quando retrógrado) vai se afastando e fica visível no Céu perto do horizonte durante o período de maior elongação.
Mercúrio atinge visibilidade no final de dezembro de 2023 no céu da manhã. O maior alongamento, quando Mercúrio está mais distante do Sol, ocorre em 12 de janeiro de 2024 quando nasce antes do amanhecer. O planeta permanecerá brilhante depois disso até início de fevereiro quando está voltando em direção ao nascer do Sol. Assim fica um pouco mais claro, tornando Mercúrio mais fácil de detectar, embora baixo no crepúsculo da manhã.
Depois de identificá-lo, observe que Mercúrio brilha bastante em janeiro antes de desaparecer no brilho matinal de fevereiro.Durante estes dias olhe na direção do nascer do Sol antes do amanhecer.
Siga a tabela ao lado para acompanhar os períodos de maior elongação. Mercúrio Pode ser visto por vários dias em ambos os lados desta data ~ 45 minutos após o anoitecer quando vespertino ou antes do amanhecer quando matutino.
Vênus é a estrela mais brilhante e cada aparição dura vários meses. Durante sua maior elongação (~46º de separação do Sol) Vênus nasce aproximadamente 3 horas antes do Sol (estrela da manhã) e se põe aproximadamente 3 horas depois do Sol (estrela da noite).
Porém, para o ano de 2024 não há máxima elongação de Vênus. A próxima Máxima Elongação de Vênus Vespertina é em 9 de Janeiro de 2025. Durante a maior parte do ano estará bastante próxima do Sol no céu, passando mesmo por trás dele no dia 4 de junho. Ainda assim pode ser observada em determinadas épocas do ano, como em visualizado em janeiro, antes do nascer do sol, ou em dezembro, após o pôr do sol.
Júpiter estará de volta de forma no final de 2024, aparecendo 60° acima do horizonte quando estiver na direção sul e fazendo oposição dia 7 de dezembro. Marte e Vênus também voltaram à cena no final do ano, Vênus no céu noturno, enquanto Marte se dirige à oposição em janeiro de 2025.