O Ciclo Lunar

O estudo da influência da Lua em assuntos cotidianos é uma ciência milenar que foi largamente aplicada por aqueles que precisavam sobreviver seguindo os ritmos da natureza.

Por Paula Belluomini amante dos astros

As fases da Lua são a relação entre o Sol e a Lua - os dois Luminares essenciais para a vida na Terra - que quando formam alinhamentos específicos influenciam os resultados na Terra. Inúmeros são os fenômenos naturais que seguem os seus ciclos, como as marés, as mudanças climáticas, o nascimento de crianças, ou o comportamento de animais. Seja uma conjunção (Lua Nova), um ângulo reto (Quarto Crescente ou Quarto Minguante), ou uma oposição (Lua Cheia). Estes aspectos afetam nossa vidas cotidianas.

image

A Lua Nova é um período de atividade subconsciente, onde idéias fluem livremente sem restrições. Fantasia e realidade se mesclam, fazendo deste período um momento propício para analisar sonhos, meditar e descobrir novos caminhos. Potencialmente a melhor fase para esboçar novos planos, conhecer pessoas novas e descobrir facetas da sua própria personalidade que antes eram desconhecidas.

Durante o Quarto Crescente, indivíduos procuram revisar e ajustar os planos criados durante a Lua Nova, sendo assim um período de crise. O ângulo reto entre o Sol e a Lua resultam numa situação complexa que requer atualizações e coragem para descartar o que não está mais funcionando e o poder de decidir diante de obstáculos.

A Lua Cheia traz mais sofisticação às circunstâncias, seja um projeto profissional, uma relação amorosa ou um problema analítico. O movimento chegou ao seu ponto máximo. Neste momento o projeto é apresentado, o show é estreado, ou o problema é solucionado. Na maior parte das vezes este será o momento da conclusão, mas algumas vezes o projeto se apresenta inviável na fase da Lua Cheia.

Durante o Quarto Minguante os resultados dos esforços do passado são revelados. Esta fase marca o balanço da Lua Nova, onde desfrutamos ganhos. Alternativamente damos início à fase de renovação, limpeza e desintegração já que um novo ciclo está começando. Análise dos frutos do passado é o foco, assim como a preparação para um novo ciclo.

Calendário Lunar para 2017

O Calendário de Parede, uma única folha medindo 25.7cm x 68cm fica maravilhoso quando pendurado em sua parede, traz todas as lunações do ano, as datas e nos signos que ocorreram, além de uma explicação para cada fase.

Calendário Lunar 2017

Viver em harmonia com os ritmos lunares é uma prática que permeia e harmoniza nosso próprio desenvolvimento enquanto seres naturais.

Por Paula Belluomini - amante dos astros -

Por milhares de anos o estudo da influência da Lua em assuntos cotidianos foi largamente aplicado por aqueles que precisavam, em nome de sua própria sobrevivência, seguir os ritmos da natureza. Inúmeros povos usaram este conhecimento como um instrumento para obter os melhores resultados, na agricultura, na pesca, em construções e celebrações das estações do ano. E este conhecimento sobrevive até hoje, através da herança e reminiscência da cultura de nossos antepassados.

Hoje em dia vemos cada vez mais profissionais fazendo uso deste conhecimento, tendo em seus escritórios o Calendário Lunar. Fazendeiros, médicos, dentistas, advogados, farmacêuticos, cabeleireiros ou donas-de-casa… não há distinção. Todos têm como objetivo escolher datas que trarão o melhor resultado para seus esforços.

image

Dicas de como usar este Calendário Lunar

Na área da saúde, por exemplo, há momentos em que o corpo está absorvendo nutrientes e dilatando (durante a fase crescente da Lua) e momentos em que o corpo está expelindo toxinas e perdendo líquidos (durante a fase decrescente da Lua). Então uma dica básica para começar um tratamento de fortalecimento, digamos, para osteoporosis, o melhor momento é quando a Lua está crescente. Já um programa de desintoxicação dá melhor resultado depois da Lua Cheia.

Para o seu jardim também é muito importante, por exemplo, semear durante a Lua Nova, colher após a Lua Cheia, trabalhar o solo durante a Lua Balsâmica.

Mesmos os efeitos de várias atividades cotidianas também são afetadas pela Lua. Tarefas domésticas, por exemplo, parecem tão triviais, mas quando respeitadas a fase e a posição da Lua torna qualquer tarefa mais simples e reduz o estresse que já acompanha todas nossas obrigações mundanas. Por exemplo, limpeza e arrumação feita enquanto a Lua está decrescente é mais eficiente e dura mais.