Eventos Astronômicos

Eventos Astronômicos são fenômenos que envolvem um ou mais corpos celestes. Exemplos incluem as várias fases da Lua, chuvas de meteoros, cometas, eclipses solares e lunares, oposições planetárias, conjunções e ocultações.

Por Samantha Bright - freelancer -

Outubro de 2017

Draconids Chuva de Meteoro dia 7 de Outubro.

Um fenômeno que às vezes produz bons resultados, mas melhor no Hemisfério Norte.

A chuva de meteoros Draconid prevista para ocorrer na noite de 7 ou 8 de outubro vai ser visível mais no Hemisfério Norte ou em latitudes ainda mais acima. Draconids muitas vezes é um chuveiro de baixa intensidade.

Como está bem próximo da Lua Cheia e este fenômeno será melhor visto nas primeiras horas da noite, provavelmente sua visibilidade estará debilitada. Clique aqui para mais informações.

Urano em oposição ao Sol e totalmente iluminado dia 19 de Outubro

Melhor dia para a observação de Urano, o que significa que está pegando o Sol de cheio e portanto mais iluminado, também está mais próximo da Terra. Assim mesmo não é fácil de observar sem um telescópio ou um bom par de binóculos.

image

Primeiro Bimestre de 2017

• Jan 3, 4 (pico) - Quadrantids Chuva de Meteoro
Na direção da Constelação Boötes

• Jan 4 (12:17 bzt) - Perihelion
Ponto em que a Terra está mais próxima ao Sol

• Mar 20 (7:28 bzt) - Equinócio do Outono (Hemisfério Sul)
Sol sobre o Equador ingressa Áries Tropical

• Abr 7 (18:39 bzt) - Júpiter em Oposição ao Sol
Mais perto da Terra e totalmente iluminado

Planetas Visíveis em 2017

Durante o Crepúsculo Matutino e Vespertino

Por Samantha Bright - freelancer -

Mercúrio está mais visível perto do horizonte durante sua maior elongação (máx. 28° do Sol), no entanto pode normalmente ser visto por vários dias em ambos os lados desta data. Para o Hemisfério Sul será melhor visto durante janeiro e, depois em maio de manhã cerca de 45 minutos antes do amanhecer. E em meados de julho, depois no início de agosto e também no final de Novembro quando se torna vespertino, aproximadamente 45 minutos após o anoitecer.

Vênus é a estrela mais brilhante e cada aparição dura vários meses. Durante sua maior elongação (~46º de separação do Sol) Vênus nasce aproximadamente 3 horas antes do Sol (estrela da manhã) e se põe aproximadamente 3 horas depois do Sol (estrela da noite).

image

Marte atinge a conjunção em 26 de julho, quando ele vai ser completamente invisível, fazendo uma aguardada aparição no final de agosto de 2017. Marte chega a sua próxima oposição somente em julho de 2018.