Calendário Lunar 2017

Viver em harmonia com os ritmos lunares é uma prática milenar, que permeia e harmoniza nosso próprio desenvolvimento enquanto seres naturais.

Por Paula Belluomini - amante dos astros -

Por milhares de anos o estudo da influência da Lua em assuntos cotidianos foi largamente aplicado por aqueles que precisavam, em nome de sua própria sobrevivência, seguir os ritmos da natureza. Inúmeros povos usaram este conhecimento como um instrumento para obter os melhores resultados, na agricultura, na pesca, em construções e celebrações das estações do ano. E este conhecimento sobrevive até hoje, através da herança e reminiscência da cultura de nossos antepassados.

image

Hoje em dia vemos cada vez mais profissionais fazendo uso deste conhecimento, tendo em seus escritórios o Calendário Lunar. Fazendeiros, médicos, dentistas, advogados, farmacêuticos, cabeleireiros ou donas-de-casa… não há distinção. Todos têm como objetivo escolher datas que trarão o melhor resultado para seus esforços.

Na área da saúde, por exemplo, há momentos em que o corpo está absorvendo nutrientes e dilatando (durante a fase crescente da Lua) e momentos em que o corpo está expelindo toxinas e perdendo líquidos (durante a fase decrescente da Lua). Então uma dica básica para começar um tratamento de fortalecimento, digamos, para osteoporosis, o melhor momento é quando a Lua está crescente. Já um programa de desintoxicação dá melhor resultado depois da Lua Cheia.

image

Dicas de como usar este Calendário Lunar

Para o seu jardim também é muito importante, por exemplo, semear durante a Lua Nova, colher após a Lua Cheia, trabalhar o solo durante a Lua Balsâmica.

Mesmos os efeitos de várias atividades cotidianas também são afetadas pela Lua. Tarefas domésticas, por exemplo, parecem tão triviais, mas quando respeitadas a fase e a posição da Lua torna qualquer tarefa mais simples e reduz o estresse que já acompanha todas nossas obrigações mundanas. Por exemplo, limpeza e arrumação feita enquanto a Lua está decrescente é mais eficiente e dura mais.

Nosso Calendário Lunar mostra o dia em que os aspectos significativos ocorrem entre o Sol e a Lua e o signo zodiacal em que este aspecto se formou, para todo o Ano de 2017.

A Lua Nova ocorre aproximadamente uma vez ao mês, sendo que a mesma percorre em média 13 graus a cada dia. Assim sendo, a cada semana temos a mudança de fase, como a Lua Nova, o Quarto Crescente, a Lua Cheia e o Quarto Minguante. Neste calendário também notamos o aspecto do meio destas fases, bastante significativo, divindo assim o ciclo em 8 fases: 0º Lua Nova; 45º Semi-Crescente; 90º Quarto-Crescente; 135º Gibosa Crescente; 180º Lua Cheia; 135º Gibosa Minguante; 90º Quarto Minguante; 45º Lua Balsâmica.