Eclipse Solar 26 de Fevereiro 2017

A Lua Nova em pleno Domingo de Carnaval é um Eclipse Solar Anular e visível na região Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, desde que você use filtro apropriado para a visualização.

Por Samantha Bright - freelancer -
image

Eclipse Solar Visível no Brasil

O Eclipse Solar Anular que ocorre neste domingo dia 26 de fevereiro de 2017 se caracteriza pelo alinhamento do Sol, Terra e Lua de tal forma que o Sol é completamente coberto pela passagem da Lua na frente do Sol.

Contudo em um Eclipse Solar Anular, a aparência relativa da Lua está um pouco mais longe por estar mais próxima de seu apogeu, ou seja, mais longe da Terra. Assim, o disco solar não fica totalmente recoberto, e deixa um anel de luz em volta que ofusca nossa visão.

Eventos Astronômicos

Eventos Astronômicos são fenômenos que envolvem um ou mais corpos celestes. Exemplos incluem as várias fases da Lua, chuvas de meteoros, cometas, eclipses solares e lunares, oposições planetárias, conjunções e ocultações.

Por Samantha Bright - freelancer -
image

Primeiro Bimestre de 2017

• Jan 3, 4 (pico) - Quadrantids Chuva de Meteoro
Na direção da Constelação Boötes

• Jan 4 (12:17 bzt) - Perihelion
Ponto em que a Terra está mais próxima ao Sol

• Mar 20 (7:28 bzt) - Equinócio do Outono (Hemisfério Sul)
Sol sobre o Equador ingressa Áries Tropical

• Abr 7 (18:39 bzt) - Júpiter em Oposição ao Sol
Mais perto da Terra e totalmente iluminado

Planetas Visíveis em 2017

Durante o Crepúsculo Matutino e Vespertino

Por Samantha Bright - freelancer -

Mercúrio está mais visível perto do horizonte durante sua maior elongação (máx. 28° do Sol), no entanto pode normalmente ser visto por vários dias em ambos os lados desta data. Para o Hemisfério Sul será melhor visto durante janeiro e, depois em maio de manhã cerca de 45 minutos antes do amanhecer. E em meados de julho, depois no início de agosto e também no final de Novembro quando se torna vespertino, aproximadamente 45 minutos após o anoitecer.

Vênus é a estrela mais brilhante e cada aparição dura vários meses. Durante sua maior elongação (~46º de separação do Sol) Vênus nasce aproximadamente 3 horas antes do Sol (estrela da manhã) e se põe aproximadamente 3 horas depois do Sol (estrela da noite).

image

Marte atinge a conjunção em 26 de julho, quando ele vai ser completamente invisível, fazendo uma aguardada aparição no final de agosto de 2017. Marte chega a sua próxima oposição somente em julho de 2018.